SOS Engenheiro

quinta-feira, 30 de junho de 2016

15 melhores dicas para os jovens engenheiros


As dicas a seguir foram elaboradas para jovens engenheiros e curiosamente, a maioriadessas sugestões giram em torno da aprendizagem ao longo da vida.

1. Encontre um mentor.

Sua carreira pode facilmente sair do mercado sem a ajuda e/ou orientação de um profissional experiente. Mentores fornecem apoio, incentivo e eles podem aumentar a sua auto-estima. Eles podem ajudar um jovem engenheiro a tomar decisões quando o caminho correto torna-se cheio de obstáculos ou muitas incógnitas.

2. Gerir pessoas.

Quando você estabelece conexões com as pessoas de dentro da sua empresa, você se torna cada vez mais valioso para aquelas pessoas. Também é muito importante nutrir os talentos dos outros, especialmente de outros engenheiros de dentro da sua empresa. Haverá sempre os engenheiros mais jovens com novos tipos de entusiasmos, habilidades e de conhecimentos em torno de um campo particular, por isso é importante nutrir essas relações. Um ambiente de conhecimento de fluxo livre ajuda a criar uma empresa robusta, capaz de resistir a grandes pressões.

3. Nunca parar de fazer perguntas.

Uma mente que faz perguntas é uma mente que continua a crescer. Além disso, os engenheiros experientes relatam que perguntas simples podem descobrir falhas em projetos de engenharia. Algumas das perguntas mais básicas podem até revolucionar projetos inteiros de design. Tenha isso em mente: se algo não está claro, faça perguntas.

4. Continue estudando.

Jovens engenheiros inteligentes, percebem que a educação em uma universidade é apenas o início de sua formação como engenheiro. Carreiras de engenharia requer aprendizagem constante e re-educação por causa do ritmo acelerado da criação e distribuição de conhecimento.

5. Mantenha-se atualizado em outros campos.

É necessário manter-se atualizados com outros campos de engenharia, devido o crescente papel da inovação em todos os campos. Se um novo material inovador é descoberto em um campo, há uma boa chance de que pode beneficiar outro campo também. A polinização cruzada é necessária no paradigma atual. Manter-se no topo das tendências em muitas áreas pode dar-lhe uma vantagem competitiva.

6. Network.

Fazer conexões no mundo real, porque as pessoas tendem a contratar e confiar naqueles que sabem. Participar de meet-ups e palestras profissionais fora de suas classes regulares. Apresente-se aos professores e mantenha o contato com eles via e-mail. Crie um perfil no LinkedIn. Faça isso como uma prática regular e isso vai ajudá-lo a criar e manter relacionamentos profissionais.

7. Criar um perfil profissional no LinkedIn.

Seu perfil do LinkedIn atua como seu currículo online. Coloque todas as suas informações cruciais sobre o seu perfil, incluindo sua lista de projetos. Inclua também qualquer trabalho voluntário. Depois de ter listado todas as suas informações, você pode se surpreender ao descobrir quantos recrutadores irão notificá-lo. As empresas usam LinkedIn rotineiramente a procura de novos talentos.

8. Criar uma carteira de projetos.

Criar uma carteira de projetos que você criou na faculdade e fora da faculdade, adicioná-los ao seu currículo e página no LinkedIn. A maioria dos empregadores olham as carteiras on-line quando o requerente possui experiência de trabalho limitada.

9. Desenvolver habilidades de liderança.

A maioria das empresas olham para a experiência de liderança tangível na contratação. Procure oportunidades dentro da faculdade para liderar uma equipe ou projeto. Você também pode criar seu próprio projeto fora da faculdade e encontrar pessoas para ajudá-lo com isso. Se você decidir criar seu próprio projeto, escolha algo que você está apaixonado.

10. Trabalhar em equipe

Na faculdade, um monte de trabalho é feito de forma solitária. A maioria das empresas exigem trabalho em equipe. Aprenda a conviver com outras pessoas que usam técnicas de mediação. Saiba como resolver conflitos de forma pacífica e esta habilidade irá levá-lo a um longo caminho.

11. Pratique suas habilidades de comunicação.

Os empregadores amam engenheiros que possuem boa capacidade de comunicação. Os engenheiros têm de participar de reuniões, palestras atuais e resolver conflitos em grupos. A gerência superior de qualquer empresa vai tomar conhecimento se você mostrar uma aptidão para a comunicação.

12. Transforme o seu tempo livre em produtividade.

Em vez de relaxar durante as férias de verão, consiga um estágio em seu campo particular de engenharia. Depois de adquirir uma nova habilidade, atualize seu currículo. Isto irá mostrar aos futuros empregadores que você possui uma paixão por sua área.

13. Escolha o seu campo desejado desde o início.

Se você estiver ainda na faculdade, escolha o seu tema favorito e mergulhe fundo para ver se há oportunidades de carreira dentro desse campo. Conseguir um estágio é talvez uma das melhores maneiras de descobrir se o campo é ideal para você. Além disso, pergunte ao seu orientador sobre possíveis oportunidades de carreira em seu campo escolhido.

14. Oportunidades lucrativas.

Vai ser tentador escolher a oportunidade que é a mais lucrativa. No entanto, é mais importante escolher um lugar que você gostaria de trabalhar. Fazendo o trabalho que permite a sua experiência, o tempo irá cuidar de  te trazer melhores salários. E sim, você terá ainda opções mais lucrativas também, depois de ter desenvolvido suas experiências positivas em empresas que você valoriza.

15. Seja orientado para o mercado.

Como sua empresa prospera, assim você também prosperará. Depois de ver os custos de funcionamento de um negócio a partir da perspectiva da sua empresa, você vai saber como entregar um valor real para sua empresa. Trabalhar dentro dos prazos que se espera de você e procurar maneiras de resolver os problemas que ninguém mais entende.
Se você decidir usar algumas dessas dicas, você definitivamente vai ganhar vantagem competitiva.
Fonte: http://engenhariae.com.br/mais/colunas/15-melhores-dicas-para-os-jovens-engenheiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário