SOS Engenheiro

quinta-feira, 30 de junho de 2016

ONG ilumina comunidades com postes solares ecológicos

Fonte: litrodeluz.com

Habitantes de comunidades que não tinham acesso à eletricidade em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram sua rotina alterada graças ao projeto de uma organização não governamental (ONG), que produz fontes de luz ecológicas e baratas, com garrafas PET, canos de PVC, lâmpadas de LED e placas solares.
Com atuação em 21 países, a Litro de Luz conseguiu levar luz para localidades carentes e isoladas, auxiliando na inclusão dessas comunidades e suas populações. Sediado em Florianópolis, o projeto começou com uma medida simples: iluminação de casas com lâmpadas feitas a partir de garrafas PET.
Para funcionar, elas eram preenchidas com água e alvejante e colocadas no telhado das residências, mais especificamente entre as telhas. Devido à refração, elas iluminavam as casas durante o dia. Conforme a ONG internacional evoluiu, passou a investir na iluminação pública, criando o Poste Solar.









No início, a Litro de Luz ajudava as populações instalando garrafas PET com água e alvejante nas telhas das casas


Postes solares em comunidade na Colômbia, instalados pela ONG internacional Litro de Luz
Cada Poste Solar é produzido com uma bateria, uma placa solar, uma garrafa PET, três lâmpadas de LED e canos de PVC. Como utiliza placa solar, ele capta a iluminação durante o dia para que, ao anoitecer, possa acender e iluminar as ruas, do mesmo modo que um poste comum, com a diferença de ser mais barato e ainda por cima sustentável.
A próxima cidade que receberá o projeto da Litro de Luz será Brasília. Aliás, a associação sem fins lucrativos já foi premiada pela iniciativa, como o reconhecimento concedido pela Universidade St. Andrews, da Escócia. O prêmio no valor de US$ 100 mil irá ajudar a ONG a levar iluminação às comunidades ribeirinhas da Amazônia, como Bararuá, Dominguinhos, Jacarezinho e São Jorge do Membeca.
Fonte: http://blogdaengenharia.com/ong-ilumina-comunidades-com-postes-solares-ecologicos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário