SOS Engenheiro

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Turbina sem hélice: O futuro da energia eólica

A startup tunisiana Saphon Energy criou um conversor de energia eólica sem hélice que pode ser 2 vezes mais eficiente que as turbinas convencionais.
As turbinas eólicas são uma das tecnologias mais populares para a criação de energia limpa e sustentável. Elas convertem a energia cinética do vento em energia elétrica através de um sistema de hélice rotativa inspirado por moinhos de vento do século VII. No entanto, este design impede as turbinas eólicas convencionais de operar com eficiência total e armazenar a energia gerada.
A start-up tunisiana de energia verde Saphon Energy assumiu a missão de reinventar completamente as turbinas eólicas, transformando-as em estruturas sem hélices em forma de antena parabólica balançando em um movimento de 8 – uma construção inspirada no projeto das velas do navio de séculos atrás. É por isso que a equipe batizou este conversor de energia eólica de “Saphonian,” em homenagem ao deus cananeu proteor dos marinheirosBaal Saphon.
O primeiro protótipo industrial de 1KW da turbina eólica Saphonian lançado na Tunísia, 8 de abril de 2016. Saphon Energy/Facebook
Em 8 de abril, depois de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, a Saphon Energyinstalou seu primeiro protótipo industrial na cidade de Raoued, ao norte da Tailândia. A empresa também assinou um contrato com um banco de investimento de infraestrutura indiana para construir 50 Saphonians com capacidade de 20 KW cada até o início de 2018, criando o primeiro parque eólico sem hélices.
A Saphon Energy tem ainda uma aliança estratégica com a Microsoft por meio da iniciativa da gigante de tecnologia “Microsoft 4Afrika“, que visa a melhorar a vida das pessoas que vivem no continente através do investimento no potencial tecnológico da África. Este interesse crescente pelo dispositivo inovador de energia limpa da start-up tunisiana prova que o Saphonian pode realmente ser um passo para o aproveitamento total da energia eólica. 
Fonte: http://coisadeengenheiro.com/turbina-sem-helice-o-futuro-da-energia-eolica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário